Voltar para todos os eventos

cantar dançando

  • BOTA Largo de Santa Barbara, 3D Lisboa Portugal (mapa)

Oficina de Danças Brasileiras: Cantar Dançando

Tem como objetivo oferecer um repertório de dança e brincadeiras de rua no universo da cultura popular brasileira, buscando despertar o espírito do brincar que existe dentro de cada um. Acreditando no poder transformador da brincadeira, não é por acaso que aquele que dedica grande parte do seu tempo para dançar ciranda, coco, e as brincadeiras tradicionais de roda, seja considerado um “Brincante”.

Esta vivência, dividida em 2 sessões, aproxima a dança da brincadeira, chamando a atenção para o fato de que todos podem dançar, mover – se pelo ritmo e pela música, desenhando com os pés o espaço com a mesma pulsação do corpo.

Oficina 1

Das 10h00 às 12h00 - Oficina de Cacuriá, dança do estado do Maranhão, criada pelas caixeiras do Divino Espírito Santo. A dança retrata o cotidiano dos antigos habitantes da região. Movimento de trabalho, de pássaro, árvore, peixe etc. Dançar cacuriá é “mastigar o chão com os pés”.

Oficina 2

Das 15h00 às 16h30 - Esta vivência brincante proposta  por Ana Maria Carvalho, tem como finalidade oferecer um repertório oriundo do Bumba Meu Boi, no universo da manifestação cultural Maranhense. A oficina inicia com uma roda de conversa, onde compartilhamos narrativas sobre ritmos e toadas do universo desse folguedo.


OFICINA 1: 20 BOTAS

OFICINA 2: 20 BOTAS

OFICINA 1 + OFICINA 2: 35 BOTAS

Ana Maria é cantora, arte educadora e brincante da cultura popular brasileira, premiada com o título de Mestra da Cultura Popular em 2018, pelo Ministério da Cultura do Brasil.  Sua origem maranhense revela ritmos tradicionais como o Bumba meu boi, o Cacuriá, a Ladainha do Divino, Ciranda, Acalantos e Cantigas de Roda.

Anterior
Anterior
3 de agosto

Meno del Picchia

Próximo
Próximo
8 de agosto

Mista Sanches