 
        
        
      
    
    Programação
 
        
      
      OFICINA DE pandeiro
Workshop
Danilo Moura é idealizador do projeto Pandeiro na Prática.
Com cerca de 15 anos de experiência, o percussionista e educador propõe o aprendizado deste instrumento de forma intuitiva e dinâmica.Por um longo período direcionou sua atenção à percepção das fragilidades mais comuns entre seus alunos até as mais particulares. De modo que unindo o desenvolvimento da sua autonomia enquanto percussionista, pôde conduzir técnicas de ensino muito mais assertivas.
@danilomoura_
@pandeironapratica
@nazarepintoleite
 
        
      
      António Villeroy
Cantor, compositor e produtor brasileiro, que transita por diversos gêneros musicais, Antonio Villeroy, em 1981, então com 20 anos, deixou a faculdade de Agronomia para dedicar- se à música.
De lá pra cá, lançou três DVDs, catorze álbuns em áudio e tornou-se um dos compositores brasileiros mais gravados dos últimos tempos. São cerca de 400 canções gravadas por mais de 130 artistas do Brasil e de outros países das Américas, Europa e África.
Algumas de suas canções foram temas de filmes, novelas e minisséries no Brasil e exterior. Nesses 40 anos de carreira, como artista, levou sua música para todo Brasil e para diversos países das Américas, Europa e África, apresentando-se para públicos de até 30 mil pessoas.
 
        
      
      Couple Coffee - WMW
Um feliz casamento entre o jazz e a bossa nova, que ganhou morada na música portuguesa. Desde então, na voz de Luanda Cozetti e no baixo Norton Daiello, têm se encontrado as várias latitudes da língua portuguesa, numa celebração das duas margens do Atlântico. Por esse rio acima o chorinho virou fado, o fado entornou rock, e a bossa aportou em águas livres.
 
        
      
      ceumar - WMW
Ceumar é cantora, violonista e compositora mineira que confere à sua música uma autenticidade livre de modismos, percorrendo os “brasis” e a música do mundo de maneira curiosa.
 
        
      
      Sam Nobrega
Sam Nóbrega apresenta-se em formato trio na BOTA, trazendo uma experiência intimista e envolvente ao lado de Neto (bateria e samples) e Taty (baixo, guitarra e backing vocals). O repertório centra-se em “Ponta de Dois Lados”, álbum de estreia lançado em 22 de novembro de 2024 nos formatos digital e vinil, trabalho construído ao longo de seis anos e que marca Sam como o primeiro artista brasileiro a integrar o selo britânico Freestyle Records .
 
        
      
      bernardo lobo
Bernardo Lobo é um compositor em sintonia com o seu tempo. Produz uma música original, contemporânea, a partir dos elementos brasileiros que formaram a sua cabeça. O novo álbum, "Bons Ventos", iniciou turnê pela Europa e chegou ao Brasil. Produzido pelo renomado músico Marcelo Camelo, foi escolhido disco Antena 1 e teve grande repercussão na imprensa em geral no Brasil e em Portugal.
 
        
      
      na minha terra, Carnaval é religião
Em Lisboa, onde a comunidade brasileira ultrapassa meio milhão de pessoas, o carnaval de rua floresce como uma manifestação de identidade e resistência cultural. Grupos como Baque do Tejo, Baque Mulher, Palhinha Maluca, Lisbloco e Pandeiro LX mantêm viva a tradição brasileira em território estrangeiro, enfrentando desafios como a ausência de regulamentação desta arte de rua e o peso de exigências burocráticas.
 
        
      
      Mari Merenda
Subirá pela segunda vez ao palco do BOTA destacando-se no piano e no asalato.
Surpreendendo com a sua expressividade corporal. Desta vez cruza o oceano de São Paulo a Lisboa acompanhada pelo músico da sua banda original, Guilherme Monteiro, no violão e guitarra.
Este show propõe uma fusão entre ritmos brasileiros, como o forró e o coco, com o pop e o R&B, resultando em arranjos imersivos com influências de trilhas sonoras e elementos eletrônicos - uma sonoridade característica de Mari Merenda
 
        
      
      Aline Paes
A cantora Aline encerra a sua turnê europeia de 2025 com uma apresentação especial no renomado espaço cultural Bota, em Lisboa Em palco,será acompanhada pelo talentoso violonista e guitarrista brasileiro Djâmen, num formato intimista e potente.O repertório celebra seu aclamado recém lançado álbum Corpo Mar, e inclui ainda uma homenagem à inesquecível Gal Costa — que completaria 80 anos em 2025 — em um tributo mais do que merecido à artista que marcou gerações.
 
        
      
      Murilo Martinez
Murilo Martinez é um guitarrista e violista brasileiro. Com fortes influências da música de fronteira do Brasil, as suas composições perpassam entre a técnica e a subtileza regional, onde a guarânia, o baião e o fingerstyle percussivo contemporâneo são evidentes na sua arte. O artista trabalha também com bandas sonoras para anúncios e filmes, recebendo prémios nos Festivais de Cinema de Cannes e Londres em 2025.
 
        
      
      Gustavito
Gustavito é um cantor e compositor brasileiro de Minas Gerais, com doze anos de carreira. O seu trabalho é marcado pela fusão de ritmos brasileiros e por uma sonoridade sensível e participativa, com apresentações no Brasil e em países como Canadá, México, Itália e Portugal. Em 2025, lançou o álbum “Me Gusta!”, com participações especiais e produção dos selos Aurita Records e YB Music. O lançamento inclui um videoclipe filmado em Portugal e dá início a uma nova turnê no Brasil e na Europa.
 
        
      
      Pink Opake + So Dead
So Dead e os Brasileiros Pink Opake são duas bandas com uma só vibração. So Dead, o trio de Coimbra que mergulha no post-punk com uma abordagem crua e minimalista, assente num poderoso trio de baixo, bateria e sintetizadores. Pink Opake, o trio formado por Tatiana Meyer, Mari Crestani e Paulo Beto, explora uma coldwave eletrónica com guitarras dissonantes, synths melancólicos e letras que desafiam o silêncio. Com o álbum “Matéria”, o trio explora uma coldwave eletrónica com guitarras dissonantes, synths melancólicos e letras que desafiam o silêncio.
 
        
      
      Ayana| Gira da BAyana
Ayana Amorim chega a Lisboa para a Gira da BAyana Tour, trazendo uma mistura de sambossa, samba, afro-baianidade e músicas autorais. No início deste ano, ela lançou o single Balanceio, com um videoclipe gravado em película em parceria com a Kodak Film Londres. A noite será aberta pela DJ Nayzera, de São Paulo, com seu set afrofuturista repleto de Dancehall e energia.
 
        
      
      cantar dançando
Tem como objetivo oferecer um repertório de dança e brincadeiras de rua no universo da cultura popular brasileira, buscando despertar o espírito do brincar que existe dentro de cada um. Acreditando no poder transformador da brincadeira, não é por acaso que aquele que dedica grande parte do seu tempo para dançar ciranda, coco, e as brincadeiras tradicionais de roda, seja considerado um “Brincante”.
 
        
      
      Meno del Picchia
No fenômeno cíclico de subida e descida das águas, maré cheia é o nome que se dá ao momento em que o volume do mar atinge seu ápice. E é como as pessoas se referem, no dia a dia, a períodos de grande abundância. Esses dois sentidos – literal e metafórico – estão presentes no disco+ homônimo de Meno Del Picchia. Em Maré Cheia, sexto disco do músico e compositor brasileiro, as canções metaforizam o eterno movimento das marés por meio dos fluxos e dos refluxos dos acontecimentos cotidianos e incluem memórias que acompanham Meno desde menino nas viagens que fazia ao lado do pai pelo litoral de São Paulo.
 
        
      
      Danilo Moraes
Danilo Moraes vai realizar o concerto de Forró Canção na Bota, acompanhado apenas do seu violão. Este projeto visa mostrar o lado mais lírico, delicado e minimalista do Forró, com um ritmo tradicional do nordeste brasileiro. O forró é uma festa, um baile, um ritmo e um jeito de se tocar e dançar a música. A música, por sua vez, é tocada com sanfona, zabumba e triângulo e diversos outros instrumentos. Neste projeto, Danilo resolveu fazer o caminho inverso: Interpretar canções emblemáticas do estilo em versões minimalistas, voz e violão. Com isso, a ideia é trazer o forró para um ambiente intimista.
 
        
      
      Brasília em concerto
Artistas de Brasília trazem a sua visão criativa e autoral num encontro de estilos que atravessa a MPB, o Jazz e o Blues — sempre com muita brasilidade, originalidade e improvisação. A primeira edição do festival terá lugar em julho de 2025, nas cidades de Lisboa, Coimbra e Almada.
 
        
      
      workshop + palestra c/ haroldinho mattos e oswald amorim
A anteceder o festival Brasilia em Concerto realiza-se um encontro especial com entrada gratuita (máximo de 15 participantes), mediante inscrição prévia através do e-mail: nanamaris@gmail.com
 
        
      
      Fábio Peron e Lucas Rocha C/ Charlotte Algar E FELIPE BASTOS
O concerto contará com um repertório original retirado dos álbuns Voo das Cores (Rocha, 2021), Alessandor Penezzi & Fabio Peron (2022), Fabio Peron & a Confraria do Som (2015) e Na Trilha do Choro (Peron, 2024), apresentando uma mistura de faixas clássicas e material inédito. Conta com a participação do percussionista Felipe Bastos e convidam também Charlotte Algar para cantar algumas músicas.
 
        
      
      ANTÓNIO LOUREIRO
Essa será uma versão solo do projeto Aldeia Coração que está sendo lançado esse ano. O projeto teve uma gestação de 7 anos e vem com a sonoridade dos encontros musicais e experiências pessoas do artista. Junto das composições de Loureiro, serão apresentadas transversões de musicas que fazem parte do imaginário musical do artista e de todos nós.
 
        
      
      RICARDO DIAS GOMES
Incessante participante no cenário musical carioca desde o fim dos anos 90, Ricardo é mais conhecido por seu trabalho na trilogia de Caetano Veloso lançada no final dos anos 00.
Sobre Muito Sol, seu último disco autoral, John Parry (Backseat Mafia) diz que Ricardo evoca o espírito da tropicalia olhando para o futuro. Joseph Neff (Vinyl District) diz que Muito Sol reforça a posição de Ricardo na vanguarda da música contemporânea brasileira.
Irá tocar algumas músicas do último álbum Muito Sol e mais alguma ou outra inédita. Seguem sempre a mesma lógica onde começo cantando o tema que é seguido de improviso em cima de estrutura simples porém aberto onde pode chegar
 
        
      
      ENIO IXI
Enio apresentará o concerto IXI (pronuncia-se "Ixi"), um projeto inovador que explora novas formas de fruição e consumo da música, focando em experiências sensoriais e conexões com a música afro-brasileira contemporânea.
O repertório do concerto mistura diferentes linguagens, incluindo música eletrônica, African beats, soul e referências do pop, além de releituras de canções de grandes artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Olodum, Mateus Aleluia e uma homenagem ao Maestro Letieres Leite. O show também conta com poesias de Solano Trindade e Machado de Assis, acompanhadas de coreografias de dança contemporânea dirigidas por Bruno Vieira.
 
        
      
      Tatiana Cobbett - Sarau dos Afetos
Tatiana Cobbett é uma multiartista brasileira com uma trajetória rica e diversa que abrange música, dança, poesia e performance. Com uma carreira marcada por intensa produção artística, ela já recebeu importantes reconhecimentos, como o Prêmio Funarte e o Prêmio da Música Catarinense. Além disso, foi mapeada pelo site 'Elas por Elas' como uma das mulheres mais influentes na música catarinense.
Tatiana iniciou sua trajetória como bailarina do Balé Stagium e, desde então, expandiu seu trabalho para diferentes áreas artísticas. Desenvolveu a residência artística 'Lá e Cá', que explora diálogos culturais entre Brasil e Portugal. Sua performance 'Cara de Meia' e a música 'Cilada' — escolhida pela RTP África — são destaques de sua carreira.
 
        
      
      Julia Vargas
Julia traz um espectáculo marcado pela reconexão entre o popular e a poesia, a simplicidade mesclada com um estilo urbano, no qual várias dramaturgias interagem - da performance da cantora as costuras com a percussão, seu corpo vivo em cena, pelo repertório e toda a teatralidade Julia Vargas vem de uma família de músicos. Quando jovem, começou a se aventurar soltando a voz pelos palcos e desde então nunca mais parou de cantar.
A cantora, compositora e percussionista vem emocionando nomes como Milton Nascimento, Zélia Duncan, Ivan Lins, Alceu Valença, João Donato, entre outros...
Julia já é considerada uma das grandes cantoras do Brasil e tem ganhado o mundo com sua voz quente e potente.
 
        
      
      Fred Martins + Marcos Suzano
Fred Martins e Marcos Suzano - Barbarizando Geral
Esse novo show de Fred Martins e Marcos Suzano marca o lançamento do álbum “Barbarizando Geral” (Biscoito Fino), gravado simultaneamente em Lisboa e no Rio de Janeiro. As canções de Barbarizado Geral se alinham à musicalidade dos batuques afro-cariocas, e boa parte do repertório aborda temas sensíveis na atualidade como a crise ambiental e civilizacional. Incluindo nessa leva o samba que dá nome ao álbum,
Barbarizando Geral, além de Senzala, Dois Chicos (homenagem a Chico Buarque e ao Papa Francisco) e O Rancho da Seita Suicida (sobre o perigo do negacionismo científico como prática política).
 
        
      
      Couple Coffee + Vitorino e Sérgio Costa
Os Couple Coffee, o duo de voz e baixo de Luanda Cozetti e Norton Daiello, comemoram este ano os 20 anos da edição do seu primeiro disco "Puro" editado pela Ed. Transformadores, celebrado com uma residência de 6 concertos na BOTA. Neste sexto concerto teremos a participação do Vitorino e do Sérgio Costa.
 
        
      
      Teu e Marulo
Teu e Marulo se conheceram em um café, em Lisboa. Foi a partir do inesperado que essa conexão tomou forma, tendo a música como força motriz.
Marulo, do Rio de Janeiro, já carregou músicas e vivências por Portugal, Austrália e Inglaterra. Lançou seu último álbum em 2024, "Tudo o Que Não Vivi", além da canção "Vambora", no álbum “Fugacidade”, do artista português Janeiro. Arranjou e gravou as guitarras acústicas do álbum “Beleza Isolar”, do artista brasileiro Léo Middea (2020).
Teu, de Belém do Pará, deixa seus rastros entre Portugal, França e Brasil. Lançou o EP “Aorta”, em 2020, gravado em casa na pandemia. E o seu single “Onde Nasce o Fim”, em 2024.
 
        
      
      Couple Coffee + Rita Red Shoes
Os Couple Coffee, o duo de voz e baixo de Luanda Cozetti e Norton Daiello, comemoram este ano os 20 anos da edição do seu primeiro disco "Puro" editado pela Ed. Transformadores, celebrado com uma residência de 6 concertos na BOTA. Neste quinto concerto teremos a participação da Rita Red Shoes.
 
        
      
      OFICINA DE pandeiro c/ guga santos
Guga Santos é músico, compositor, artista plástico, capoeirista (Angola) e arte-educador. Teve formação com grandes Mestres da arte e cultura pernambucana como Mestre Sapo na capoeira Angola, Iza do Amparo nas artes plásticas e Mestre Salustiano em brinquedos populares, tais como, cavalo marinho, coco, forró, ciranda e maracatu rural.
 
        
      
      Couple Coffee + José Peixoto e Ruca Rebordão
Os Couple Coffee, o duo de voz e baixo de Luanda Cozetti e Norton Daiello, comemoram este ano os 20 anos da edição do seu primeiro disco "Puro" editado pela Ed. Transformadores, celebrado com uma residência de 6 concertos na BOTA. Neste quarto concerto teremos a participação de José Peixoto e Ruca Rebordão.
 
        
      
      Taïs Reganelli
Taïs Reganelli é uma cantautora brasileira cuja trajetória reflete uma rica fusão de culturas. Nascida na Suíça, cresceu entre Brasil, Itália e agora Portugal. Com uma voz aveludada, elogiada por Caetano Veloso e Jô Soares, e influências que vão da MPB ao jazz, a artista já se apresentou em países como Índia, França e Nicarágua, Holanda, Espanha, Angola, Portugal, Bélgica etc. Seu trabalho autoral, consistente e premiado, inclui canções em trilhas sonoras, o disco infantil Difácil (indicado ao Prêmio da Música Brasileira) e a canção homônima é abertura do programa e canal do YouTube "Casa em Verso e Prosa" e "Medo", vencedora no Festival da Rádio MEC. Acumula mais de 300k em streaming.
 
        
      
      BARRO
Com as participações especiais de Madu, Bárbara Eugénia e Japa System
Barro posiciona-se como um dos novos artistas da música feita em Pernambuco, com sonoridade Pop cheia de sotaque, mas apontando para uma contemporaneidade urbana. Tem vindo a conquistar espaço pelo Brasil e também pela Europa. Tem duas nomeações ao Grammy Latino como cantor e produtor musical nos anos de 2021 e 2023, respectivamente.
 
        
      
      Couple Coffee + Jorge Palma e Gabriel Gomes
Os Couple Coffee, o duo de voz e baixo de Luanda Cozetti e Norton Daiello, comemoram este ano os 20 anos da edição do seu primeiro disco "Puro" editado pela Ed. Transformadores, celebrado com uma residência de 6 concertos na BOTA. Neste terceiro concerto teremos a participação de Jorge Palma e Gabriel Gomes.
 
        
      
      Tainá e i o u
Tainá e i o u é uma cantora e compositora natural de Manaus, Amazonas que luta pela inclusão da cultura do Norte do Brasil no mundo. Crescendo imersa na complexidade da cultura amazônica e, simultaneamente, envolvida pelos sons da oficina mecânica de seu pai onde teve desde cedo a oportunidade de explorar uma vasta gama de sonoridades e sensações, expandindo sua percepção musical e sua abordagem criativa.
 
        
      
      Guinga
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, conhecido como Guinga, é considerado o maior e mais importante compositor brasileiro da atualidade. É um claro divisor de águas na música brasileira, inventor de novas possibilidades nos acordes do violão. Guinga fez escola. Toda uma geração de grandes músicos bebeu e bebe na fonte da sua obra.
“Um cara como esse, só aparece a cada 100 anos”
Hermeto Pascoal
 
        
      
      Rainhas do AutoEngano
As Rainhas do AutoEngano são a portuguesa Madalena Palmeirim e as brasileiras residentes em Lisboa Kali Peres e Natalia Green. O trio traz o seu repertório original, compondo em português e francês. As três vozes são acompanhadas pelo cavaquinho, guitarras acústicas, baixo ou pandeiro numa dança entre a Pop, a Bossa Nova, a MPB ou o Folk. Entre 2021 e 2022 lançaram cinco singles: “Eu jurei”, “Quarentena”, “Gota”, “Não falta nada” e “Tinder”. “Eu jurei”, o 1º single, integrou a coletânea Novos Talentos da FNAC´21 e todos os singles foram escolhidos para diversas playlists editoriais do Spotify, Tidal e Apple Music Portugal.
Para encontrar eventos anteriores a 21 de Junho de 2024 consulte as nossas redes sociais
