O SENHOR BIEDERMANN E OS INCENDIÁRIOS de Max Frisch
com tradução de Jorge Silva Melo
SINOPSE
O Senhor Biedermann e os Incendiários é uma mordaz caricatura dos valores instalados na sociedade burguesa, onde, debaixo do verniz das boas intenções, a desigualdade impera. O comerciante Biedermann, convicto defensor do status quo e do seu posto social, vive com a esposa e a criada numa cidade alarmada por diversos incêndios que têm consumido prédios e bairros inteiros. Certo dia, recebe a visita de dois estranhos homens que, insidiosamente, se vão instalando no sótão de sua casa, perante a incredulidade do anfitrião, preso num labirinto de ingenuidade e condescendência patriarcal.
Trata-se de um texto singular do autor suíço do pós-guerra, que viria a publicar mais tarde um epílogo para a edição alemã, motivado pela reação do público suíço, que terá visto na peça um alarme anti-comunista. O epílogo, em jeito de sequela, retrata um inferno em greve por excesso de arraia-miúda, enquanto o céu concede indultos aos poderosos — e serve para sublinhar ainda mais a originalidade e a relevância do texto principal.
FICHA TÉCNICA
Tradução: Jorge Silva Melo
Direção Artística: Filipe Abreu e Miguel Maia
Intérpretes: Ana Brandão, Paulo Duarte Ribeiro, Lúcia Pires, Rita Silvestre, Wagner Borges (restante elenco em confirmação)
Fotografias de cena: Sónia Godinho
Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Entrada: 5 BOTAS