Programação
Takatum
Como um sonho, luz abre caminhos para descobertas em forma de música e movimento. O que nasce da terra? Vamos brincar? Que imagens quero guardar? Que prenda me ajudar a imaginar?
Ideias iluminadas pelo nosso interior, onde vive a LUZ que nos faz sonhar e criar...
festival emergente 2025
A 7.ª edição do Festival Emergente realiza-se pela segunda vez na BOTA, nos dias 26, 27 e 28 de dezembro. 18 concertos ao longo de 3 dias de celebração da maior edição do festival, depois da maior participação de sempre no seu Open Call: 134 candidaturas.
O FestivalEmergente é, desde a sua primeira edição, o “festival da nova geração da música portuguesa” independente. Um festival centrado naquilo que melhor define a música emergente nacional: a profusão de sonoridades muito diversas e ecléticas, que por sua vez resultam de uma enorme diversidade de misturas entre o indie-rock, a música tradicional, a música electrónica de dança, o jazz e a música autoral cantada em português.
Sara cruz
Sara Cruz é uma cantora e compositora açoriana que se tem destacado pela voz envolvente e pela escrita honesta, capaz de transportar o público para uma atmosfera íntima e emocional.
duques do precariado
Os Duques do Precariado vêm apresentar o seu segundo disco, "Encarnação". São cinco corpos, a fazer música como expressão de um modo de vida com possibilidades por explorar. Cantam as coisas que afligem a carne. A morte dos que amam, a própria morte, e a morte do mundo conhecido. Cantam o amor, as suas imitações especiosas e os muitos renascimentos que o milagre da duração permite.
LEITURAS À CONVERSA |CICLO DE LITERATURA E PSICANÁLISE
É histórica a relação entre criação literária e psicanálise, as vias de exploração múltiplas e os diálogos tantos quanto a imaginação sonhar. Seres oníricos em eterno recomeço, Ícaros voando junto ao sol, propomos, nessa busca humana de sentido profundo, juntar no mesmo divã literatura e psicanálise.
Connosco sentar-se-ão diferentes convidados para, entre leituras e conversas, labirintos de luz e sombra, pensar e explorar os caminhos de sublimação e transfiguração do eu no mundo. Cada sessão um ponto de partida ou uma livre associação para novas paisagens e narrativas.
Takatum
Como um sonho, luz abre caminhos para descobertas em forma de música e movimento. O que nasce da terra? Vamos brincar? Que imagens quero guardar? Que prenda me ajudar a imaginar?
Ideias iluminadas pelo nosso interior, onde vive a LUZ que nos faz sonhar e criar...
Oficina de Sobrevivência Criativa
Nesta oficina serão oferecidas ferramentas simples e acessíveis para tecer uma trama mais vibrante com o novelo das nossas vidas. Serão apresentadas práticas que irão explorar principalmente três modos perceptivos: o visivo, o auditivo e o proprioceptivo (a percepção do corpo através do próprio corpo).
António Norton
Um dialogo musical entre a poesia de António Gedeão e do seu neto António Norton. Entre a contemplação, o espanto, o assombro, o arrebatamento, o lirismo, a revolução e a Poesia. Sempre a Poesia.
aniversario atómico
Nos dias 29 e 30 de novembro, a ATOMS MGMT celebra o seu segundo aniversário com dois dias de concertos na BOTA Anjos (Lisboa). O evento, que se afirma já como uma tradição anual no calendário da música independente, apresenta Matilde Leite e Xico Gaiato no primeiro dia, e Bonança e Cíntia + Rezmorah no segundo. Com um bilhete diário de 12 BOTAS e passe geral de 20 BOTAS, o Aniversário Atómico 2025 promete voltar a reunir artistas e público num ambiente de celebração, comunhão e descoberta.
Too Many Suns + Alcabala
Em 2018, juntaram-se os amigos Hugo Hugon (guitarra e voz) e João Cardoso (bateria) e nasceram os Too Many Suns. Em 2025 chega Teenage Dreams, o primeiro single do próximo trabalho da banda. Com tangentes a Connan Mockasin e Mercury Rev, a banda despe-se mais uma vez de regras e, na sua habitual dança de guitarras e teclados, imerge em contrastes num mundo psicadélico para cantar os anseios e emoções contraditórios próprios da adolescência.
CICLO DE LITERATURA E PSICANÁLISE |LEITURAS À CONVERSA
O INACESSÍVEL E A PÁGINA EM BRANCO
com: Ana Marques Gastão e Miguel Moita | Moderação Rita Pupo
SOBRE O CICLO:
É histórica a relação entre criação literária e psicanálise, as vias de exploração múltiplas e os diálogos tantos quanto a imaginação sonhar. Seres oníricos em eterno recomeço, Ícaros voando junto ao sol, propomos, nessa busca humana de sentido profundo, juntar no mesmo divã literatura e psicanálise.
Connosco sentar-se-ão diferentes convidados para, entre leituras e conversas, labirintos de luz e sombra, pensar e explorar os caminhos de sublimação e transfiguração do eu no mundo. Cada sessão um ponto de partida ou uma livre associação para novas paisagens e narrativas.
Sam Nobrega
Sam Nóbrega apresenta-se em formato trio na BOTA, trazendo uma experiência intimista e envolvente ao lado de Neto (bateria e samples) e Taty (baixo, guitarra e backing vocals). O repertório centra-se em “Ponta de Dois Lados”, álbum de estreia lançado em 22 de novembro de 2024 nos formatos digital e vinil, trabalho construído ao longo de seis anos e que marca Sam como o primeiro artista brasileiro a integrar o selo britânico Freestyle Records .
HUMAN NATURES + Castilho
HUMAN NATURES APRESENTAM O ÁLBUM ESTREIA 'ELECTRIC DREAMS'
O aguardado álbum de estreia dos HUMAN NATURES, 'ELECTRIC DREAMS', chega a 7 de Novembro. Com uma profundidade atmosférica e uma sensibilidade melódica singulares, 'ELECTRIC DREAMS' revela-se como uma viagem onírica impregnada de amor pela vida e pelo planeta.
Longe do formato convencional de “lead singer”, a banda assume uma identidade plural, em que os diferentes elementos assumem alternadamente as vozes. O resultado é uma tapeçaria sonora inspirada pelo shoegaze, indie pop e dream rock, onde se entrelaçam camadas de guitarras elétricas, harmonias vocais, pianos, sintetizadores e arranjos subtis de sopros e cordas.
Além da edição nas plataformas digitais, 'ELECTRIC DREAMS' terá edição física em vinil duplo e colorido.
O espectáculo contará com a primeira parte de Castilho, músico Lisboeta que nos trás a sua pop bucólica e harmoniosa, reminiscente dos anos 70.
Janeiro
JANElRO solo — “Fugacidade” (voz e guitarra)
Depois de apresentar o álbum Fugacidade em formato banda, Janeiro regressa agora num registo mais íntimo — voz e guitarra — para revisitar as canções que o tornaram um dos nomes mais singulares da nova música portuguesa. Neste concerto, a essência de Fugacidade revela-se em estado puro: um encontro entre a fragilidade e a contemplação, entre o silêncio e a palavra. É uma viagem pela transitoriedade das coisas, pelas fugas e retornos, pelos espaços onde a cidade e o campo se tocam dentro de nós.
Num formato despido e próximo do público, Janeiro convida-nos a escutar de perto as histórias e as emoções que deram origem às canções do disco nomeado para o Latin Grammy na categoria de Melhor Álbum POP em Língua Portuguesa — um momento de partilha, honestidade e presença.
Inês Sousa
Depois de vários anos a tocar e integrar bandas de artistas como Julie & the Carjackers, Afonso Cabral, Mais Alto! ou Tipo, INÊS SOUSA lança-se finalmente como artista a solo e em nome próprio em 2025. O seu primeiro disco chama-se "Mikado" e terá o selo da editora LOUVA-A-DEUS. Para criar este "Mikado", INÊS SOUSA contou com três músicos com quem já tinha trabalhado noutros projectos que também a acompanham em palco: João Correia (bateria e percussões), António Vasconcelos Dias (guitarras) e Pedro Pinto (contrabaixo e baixo eléctrico).
Nino Galissá com Braima Galissá e Djonsaba Kanuté -WMW
Nino Galissá com Braima Galissá e Djonsaba Kanutê apresentam a música dos Griots honrando a sua ancestralidade com o Kora, instrumento africano de várias cordas, acompanhados pela naturalidade e familiaridade da voz de Kanutê.
Barlovento sur -WMW
Barlovento Sur é um grupo constituído por Josefa Ibarra, Jorge Pacheco, Luisina Rábago e Beatriz Raimundo, que abraça a estética do new latin folk, onde exploram a mistura do pulso da percussão tradicional com harmonias abertas, e o lirismo das cordas com a força das vozes.
jazzopa - WMW
Jazzopa é um concerto que resulta de uma oficina anual colaborativa para as sonoridades do jazz, hip-hop e spoken word centrado no improviso. O projecto conta com a direcção artística de Carlos Martins e André Fernandes, e Produção da ASL. Formação da Edição 2025: Cynthia Perez (spoken word), jedza (rap), Gabriel Gomes (voz), André Murraças (saxofone), Vicente Pechorro (teclas), Joseph Indi (baixo) e João Parracho (bateria)
ceumar - WMW
Ceumar é cantora, violonista e compositora mineira que confere à sua música uma autenticidade livre de modismos, percorrendo os “brasis” e a música do mundo de maneira curiosa.
LIBERTASONS - WMW
Libertasons é o novo projecto de três vozes distintas, Luiz Caracol, Remna Schwarz e Marcos Alves que misturam o repertório próprio de textos ligados à liberdade, igualdade e à defesa dos direitos humanos com temas de autores marcantes da canção de intervenção e libertação dos países aos quais estão ligados.
O MArta - WMW
O Marta também conhecido como Guilherme Marta tem explorado no seu trabalho mais recente a sua ligação à Beira alta, transformando os sons tradicionais da região (vozes polifónicas, percussão tradicional, entre outros) pela lógica musical do indie pop.
Mau olhado - WMW
Mau Olhado é um projecto a solo de João Cardoso que vem construindo, desde do seu começo nas ruas do Porto, uma one man band instrumental que resulta de uma fusão de sons misturando o erudito e popular com a música ocidental e oriental.
Concerto à pergunta | SONS DO MUNDO - WMW
Este espetáculo celebra a diversidade e a troca cultural. Cada nota é o testemunho vivo de como a música é uma ponte que une diferentes realidades e transforma as particularidades em laços de amizade e compreensão.
Convidamos o público a juntar-se a esta jornada de descoberta!
Miguel Marôco
Miguel Marôco é um jovem cantautor e pianista português; em 2021 lança o seu primeiro disco, “Marôco”. Para 2025 e 2026, guarda o lançamento do seu terceiro disco - “Desgraça” - um trabalho autobiográfico, com liberdade imaginativa, que alia as canções de influência jazzística à eficácia e precisão da Pop.
NEXT #08 parque império | Mt.roshi
NEXT - é um ciclo de programação de 16 concertos em 8 Sessões, uma por mês, até 1 de Novembro, com dois concertos cada. Mais uma oportunidade que se abre para o espectro de qualidade do Open Call de 2024! As sessões serão abertas à votação do público presente e, no final, elegem a banda mais votada para o Line Up 2025. Já sabem: o boletim de voto, a caneta e a urna, estarão à vossa espera à saída/entrada do espaço mais lindo de Lisboa.
OFICINA DE pandeiro
Workshop
Danilo Moura é idealizador do projeto Pandeiro na Prática.
Com cerca de 15 anos de experiência, o percussionista e educador propõe o aprendizado deste instrumento de forma intuitiva e dinâmica.Por um longo período direcionou sua atenção à percepção das fragilidades mais comuns entre seus alunos até as mais particulares. De modo que unindo o desenvolvimento da sua autonomia enquanto percussionista, pôde conduzir técnicas de ensino muito mais assertivas.
@danilomoura_
@pandeironapratica
@nazarepintoleite
Esta noite grita-se - 9ª temporada| UM DIA SONHEI QUE SURGIA UMA COBRA
Festim de Leituras de Textos de Teatro ESTA NOITE GRITA-SE projeto itinerância pela cidade de Lisboa que leva ao público texto de teatro em leituras interpretadas por actores e actrizes profissionais, numa experiência íntima onde se saboreia e degusta a palavra e que nos tem proporcionado momentos memoráveis ao longo dos últimos anos.
jorge rivotti
Fazer uma compilação para a comemoração dos 30 anos de música em dois discos “…e outras canções que não quiseram ficar para Tias “, Volume 1 e 2, com composições que já foram gravadas, outras que nunca viram o Som do dia, e ainda outras que surgiram novas, levanta-se sempre a questão das gerações. Poderão elas coexistir, ter pontos de encontro?
Ricardo Reis soares
Músico, compositor, escreve canções através da sensibilidade de quem escuta o mundo devagar, o olha através dos detalhes e conta histórias através dos seus personagens reais e fictícios. Talvez esteja no quotidiano e nas coisas mais simples do dia a dia aquilo que mais o inspira a compor.
Luís Figueiredo + Manuel Rocha “Underwater Songs”
Underwater Songs é uma colecção de canções escritas pelo pianista e compositor Luís Figueiredo entre 2022 e 2024. Algumas têm letra em inglês, outras em português, e ainda uma em espanhol.
çhâñt élečtrónïqùe
çhâñt élečtrónïqùe é um coletivo internacional de sete músicos nascidos em França, Portugal, Irlanda, Croácia, Bósnia e Herzegovina, que experimentam o ponto de encontro entre as tradições vocais ancestrais e a música electrónica. Juntam-se em 2019 e lançam o primeiro álbum — çhâñt élečtrónïqùe vol. 1 — em 2020 pela editora independente Rika Muzika (Londres), com digressões no Reino Unido, Croácia, França, Portugal e Irlanda.
Esta noite grita-se - 9ª temporada| O SENHOR BIEDERMANN E OS INCENDIÁRIOS de Max Frisch
Festim de Leituras de Textos de Teatro ESTA NOITE GRITA-SE projeto itinerância pela cidade de Lisboa que leva ao público texto de teatro em leituras interpretadas por actores e actrizes profissionais, numa experiência íntima onde se saboreia e degusta a palavra e que nos tem proporcionado momentos memoráveis ao longo dos últimos anos.
Florência Ruiz
A cantora e compositora argentina Florencia Ruíz, com 25 anos de carreira, traz a sua voz única à Europa numa digressão que celebra o seu percurso artístico. Sozinha em palco, com guitarra e voz, Florencia apresenta um repertório intimista, poético e profundamente ligado às raízes sul-americanas.
Para encontrar eventos anteriores a 21 de Junho de 2024 consulte as nossas redes sociais