No seguimento do disco anterior "Olho de Peixe", (o segundo de originais), que refletia a sua perspetiva sobre o quotidiano, a sua leitura do mundo e os acontecimentos que o seu olhar sublinhava e traduzia musicalmente, surge "Crescendo".
Há toda uma estrutura de continuidade, desenvolvimento da sua linguagem, baseados em temas que foram compostos em diferentes fases. Refletem momentos de inspiração que surgiram em períodos de estudo, durante o sono, em conversas,
em esperas, ou até mesmo, vindos do nada. Momentos que permitiram o seu registo, mas que, permaneceram fechados na gaveta até que, revelada esta componente de crescimento do compositor e percebendo que em comum, estes temas, tinham a particularidade de encaixar numa formação atípica de guitarra, tuba, saxofone barítono e bateria, surge a necessidade de os gravar, imortalizar num disco cheio de groove e harmonias simples. Estes temas são arranjados para serem tocados por um quarteto composto por músicos de excelência, que lhe entregam toda a beleza e riqueza do jazz. Há assim, o objetivo de demonstrar a sucessão no processo musical do artista, aliada à visão diferenciada nas composições com abordagens arrojadas, afastando as ideias pré-concebidas aquando a criação dos temas.
Crescendo musicalmente, foi a forma de conseguir trabalhar estes registos audazmente, tornando- os apetecíveis aos ouvidos de um publico mais abrangente. Ao ouvirmos este disco, sentimos como o artista entrega a sua personalidade à música, de forma humana, humilde, transparente e, ao mesmo tempo, cheia de pormenores elaborados e com conteúdo, tal como um ser em crescimento. "Crescendo", surge imperativamente nesta fase de carreira de Daniel Neto, como se tivesse a ser elaborado desde sempre, para este momento. Como uma necessidade para si, para a música.
Entrada: 10 BOTAS